terça-feira, 6 de abril de 2010

Quando me tornei um covarde

Choveu muito em São Paulo hoje. Não tanto como no Rio, mas ainda assim bastante água caiu por aqui.

Saindo de casa, no meio da chuva, vi um senhor jogar um saco de salgadinhos vazio na rua. Inacreditável: na corredeira, sabendo de todos os problemas causados pelo lixo na cidade, ele foi lá e jogou o saco, entrando em seguida sem pudor algum em uma casa.

E eu fiquei parado, batido, sem manifestar reação alguma, falar ou recriminá-lo pela atitude.

Já não é a primeira vez que percebo minha falta de reação aos absurdos que vejo na rua. Lixo jogado em qualquer lugar, barulho alto, desrespeito com as pessoas, na grande maioria das vezes apenas observo, reclamo comigo mesmo e sigo em frente.

Não sei de fato quando começou essa covardia de ação, ou mesmo se é apenas conformismo com a realidade em que vivemos no país. Aprendi da minha família que brigar não leva a nada, e me acostumei a sequer discutir. Não gosto, não consigo convencer quem não entende argumentos da mesma forma que eu (presunção), e prefiro não falar nada, seguir em frente sem incomodar ninguém.

O exemplo eu dou, e nunca vou deixar de dar, mas o seu impacto é limitado, é na família, para minha filha, que vai crescer vendo seu pai respeitar a cidadania e tentar fazer as coisas da maneira certa. Quando posso, tento também passar a mensagem em sala de aula, mas não vou além disso.

Mas não deixo de me sentir um covarde, um inútil, e até ficar um pouco desolado, quando vejo algo que não concordo e me omito de tomar atitude. Não basta tentar fazer tudo corretamente, no fundo o que eu gostaria era  tutorar a todos e ter um país mais respeitoso e justo. Isso, infelizmente, só com educação de qualidade e tempo, muito tempo.

2 comentários:

  1. vc. briga com teus alumnos quando lhes ensina algo?

    É só chamar o porco de "amigo"
    -Olá! tudo bem? Cara,desculpa ai... olha a porquería que alguém acaba de fazer.... (e se vc não tem cinturão negro de karaté, sai correndo rapidinho gritando "tchao amigo!"

    ResponderExcluir
  2. jP!!!
    é assim mesmo... que a gente vai se apercebendo e mudando! da mesma forma que você percebe hoje que não "faz mais que dar o exemplo" e pensa em como ir além, alguém que joga lixo na rua pode entender que pode "ir além" no mínimo não jogando o lixo no chão.
    é chato pra caramba chamar a atenção de alguém, mas é preciso começarmos se quisermos que as coisas mudem.
    a sala de aula é um meio que não pode ser subestimado, aproveite que tem a palavra e os alunos na mão e insista no assunto.
    não sei se viu o quadro novo do cqc que aborda essa questão da cidadania, mas é a forma que eles encontraram de cutucar, encontre a sua, nem que seja fazendo referencia a eles! :)
    por último: não se sinta tão mal assim, pois vendo o cqc me dei conta de que não é verdade que as pessoas não reagem. mostrar desaprovação já é uma forma de reajir, assim como olhar sem disfarçar é uma forma de deixar claro que está de olho e que se a situação se agravar poderá fazer algo. ;)

    ResponderExcluir